terça-feira, 20 de outubro de 2020

VICTOR VASARELY - AMOR


 

A obra acima, criada pelo genial artista húngaro Victor Vasarely, além de ser profundamente impactante e bela, pode ser interpretada de inúmeras maneiras.

Originalmente, o título da obra é “Amour”, em francês. No entanto, há vários tipos de amor que podemos ver representados na obra em questão. Primeiramente, podemos ver um amor maternal, de mãe para filho, na qual a mãe abraça de forma muito acolhedora seu filho, o protegendo dos perigos do mundo e lhe dando todo seu amor maternal.

Há também a possibilidade de considerarmos a obra como sendo a representação de um casal, não ficando nem mesmo claro se seriam pessoas de sexos opostos ou não. O par de figuras demonstra carinho e atenção com o outro.

Poderíamos também considerar a obra como sendo uma representação da tão desejada harmonia racial, entre brancos e negros. Aqui, há um profundo entendimento, respeito e cuidado com o seu irmão ou irmã de uma outra origem racial.

Para finalizar, poderíamos até mesmo ir mais longe e encararmos a obra como uma representação do clássico símbolo do Yin & Yang, tão populares no oriente. É perceptível que ambas figuras se complementam. Sem uma não existe a outra, exatamente o que é expresso no conceito do Yin & Yang, pois não há dia sem a noite, e vice-versa.

E você, amigo ou amiga leitora, qual interpretação dá à obra aparentemente tão simples, mas tão magistral e rica em significados?


Nenhum comentário:

Postar um comentário